Serviços
A equipe da Fisiocárdio oferece os serviços de Fisioterapia hospitalar, em casa ou na própria clínica. Durante todos os atendimentos é realizado um rigoroso controle dos sinais vitais dos pacientes, como: freqüência cardíaca, pressão arterial, freqüência respiratória e saturação arterial periférica de oxigênio. Através desse acompanhamento, os pacientes contam com maior segurança no atendimento e podem dispor de um feedback da Fisiocárdio para o médico, quando necessário.
Fisioterapia Cardiorrespiratória
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC
- Asma
- Bronquite
- Pneumonia
- Apneia do sono
- Paralisia diafragmática
- Deformidades torácicas congênitas ou adquiridas
- Insuficiência coronariana – ICO
- Insuficiência cardíaca
- Pós operatório de cirurgias cardíacas
- Pós operatório de cirurgias abdominais
A equipe da Fisiocárdio utiliza o método RTA – Reequilíbrio Tóraco-abdominal. Este método de fisioterapia respiratória apresenta os mesmos resultados das técnicas convencionais, sem causar dor ou desconforto ao paciente.
Fisioterapia Neurológica
Este serviço de Fisioterapia atende pessoas que apresentam algum déficit motor ou dificuldade para as atividades de vida diária decorrentes de doenças neurológicas, como:
– Acidente Vascular Cerebral – AVC
– Parkinson
– Alzheimer
– Paralisia Facial
– Neuropatias periféricas
– Sequelas de Traumatismo Crânio-encefálico – TCE
– Sequelas Traumatismo Raquimedular – TRM
– Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA
– Esclerose Múltipla – EM
– Labirintite
Na Fisioterapia Neurológica, os exercícios tem o objetivo de restabelecer a função do membro afetado e/ou impedir a instalação de deformidades e compensações posturais que piorem a qualidade de vida do indivíduo.
Fisioterapia Ortopédica
- Prótese Total de Quadril – PTQ
- Prótese Total de Joelho – PTJ
- Pós-operatório de Artrodese de Coluna
Os exercícios melhoram a evolução do paciente, auxiliando na retomada dos movimentos com segurança.
Fisioterapia Geriátrica
Durante o atendimento, são realizados diversos exercícios, tais como:
- Treino de equilíbrio
- Fortalecimento muscular
- Treino de agilidade (reflexo)
- Treino de coordenação motora
- Estímulos cognitivos
- Alongamentos musculares
- Exercícios respiratórios
- Caminhadas
- Treino de atividades de vida diária – AVD´s
A realização dos exercícios de Fisioterapia pelos idosos auxilia recuperar a autonomia e a independência, assim como a prevenir a evolução de limitações relacionadas ao envelhecimento.
Reabilitação Autonômica - Tratamento para Síncopes
A síncope, popularmente conhecida como desmaio, é a perda súbita e temporária da consciência provocada por redução do fluxo sanguíneo cerebral. Normalmente, apresenta curta duração e recuperação espontânea.
Muitas são as causas que podem provocar desmaios. Assim, descobri-las é fundamental para realizar o tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida de quem sofre desse mal.
Na maior parte dos casos, os desmaios são benignos e provocados por reflexos do sistema nervoso autônomo. Geralmente, são iniciados por situações que provocam queda da pressão e/ou da frequência cardíaca, como ficar em pé por muito tempo em dias quentes e abafados, comum nos casos da síncope vasovagal. Porém, algumas doenças do coração também podem causar síncopes. Entre elas, infarto, problemas nas válvulas e insuficiência cardíaca. Tais condições podem provocar o desmaio em função de arritmias graves, como no caso da síncope cardíaca.
Em geral, quem sofre com síncopes frequentes percebe quando irá desmaiar. Normalmente, o desmaio é precedido de sintomas como enjoo, mal-estar, palidez, sudorese, calor, visão embaçada, perda de equilíbrio e palpitações.
Procurar ajuda médica é fundamental para identificar as causas dos desmaios e receber o tratamento adequado. Nos casos das síncopes de origem vasovagal, o tratamento é feito com medidas comportamentais. Entre elas, beber muita água, usar meias compressivas e fazer exercícios físicos específicos (reabilitação autonômica).
A Fisiocárdio se tornou pioneira em Florianópolis/SC ao oferecer o serviço de Reabilitação Autonômica, destinado aos pacientes que sofrem com síncopes e buscam melhorar a sua qualidade de vida. A reabilitação consiste em realizar exercícios físicos e posturais que auxiliam na regulação do sistema autonômico, diminuindo as crises.